-
Bancos mudam datas de fechamento das faturas dos cartões
-
Clientes notaram alterações sem comunicação prévia dos bancos no fechamento nas datas das faturas.
- Por Camilla Ribeiro
- 08/06/2023 13h40 - Atualizado há 1 ano
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), informou que bancos do país estão mudando as datas de fechamento da fatura dos cartões de crédito sem uma comunicação prévia.
Geralmente a data de fechamento da fatura costumava ter o prazo, em média de 40 dias. Essa mudança refere-se a uma redução desse prazo.
Quando uma fatura era fechada, a partir desse período, todas as compras seriam cobradas na fatura seguinte.
De acordo com o Idec, caso essa alteração não esteja prevista contrato no momento da adesão ao cartão, a medida pode ser configurada como quebra de contrato. Mudança pode ser interpretada como propaganda enganosa.
Para o Instituto a mudança deve ser informada ao cliente conter antecedência.
Banco do Brasil, Nubank e Bradesco afirmaram que não fizeram alterações na data de fechamento da fatura e que o fechamento dos seus cartões ocorre dez dias antes do vencimento.
O Itaú disse estar alterando o período de fechamento da fatura com a comunicação antecedente aos seus clientes. O Santander não se pronunciou.
Como funciona o fechamento das faturas?
Em um prazo de 10 dias anterior a data do pagamento, as compras feita nesse espaço de tempo só serão cobradas na fatura do próximo mês, ou seja, o período entre abertura e vencimento chegarão no total de 40 dias.
A reclamação é sobre a redução desse prazo. De acordo com o Idec as mudanças têm sido “promovidas de forma silenciosa e cada banco adotando diferentes datas, de forma abusiva e desrespeitosa com os consumidores".
O Instituto orienta que os clientes fiquem atentos e encontrem melhores datas para compras com o cartão de crédito.
Essa orientação é para evitar a surpresa da próxima fatura com valores que não estavam previsto em seu orçamento.